Últimas obras publicadas

Veja todas as publicações

Conheça alguns termos-chave para o
Open Access

  • Open Access
  • Copyright
  • Creative Commons (CC)
  • DOI
  • Google Scholars

Open Access

Open Access, ou acesso livre é a disponibilização ampla e gratuita do artigo. Seus benefícios à literatura científica têm sido crescentemente reconhecidos a nível internacional. Ele promove visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade científica do pesquisador e do evento científico, potencializando o seu uso e subsequente impacto na comunidade científica internacional. Um número crescente de estudos tem revelado que os artigos científicos livremente acessíveis na Internet são mais citados, e, portanto, têm um maior impacto que os artigos que não estão assim disponíveis.

Creative Commons (CC)

Creative Commons (CC) é uma entidade sem fins lucrativos criada para permitir maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. Com esta licença, o autor/criador pode permitir o uso mais amplo de seus materiais por terceiros, sem que estes infrinjam as leis de proteção à propriedade intelectual.

Com uma licença Creative Commons, por exemplo, um escritor pode disponibilizar um artigo e permitir que outros autores o utilizem, publicando em outros meios ou aplicando parte do conteúdo em um novo texto.

www.creativecommons.org.br

DOI

DOI (Digital Object Identifier) é uma maneira de criar uma identificação única e permanente para conteúdos acadêmicos disponibilizados on-line. Funciona como um ISBN, mas digital e permanente.

Este identificador é escolhido pela editora e gravado na DOI Foundation, fundação mundial responsável pelo cuidado e manutenção do selo e de toda base de identificadores salvos. DOI é padronizado como o ISO 26324.

http://www.doi.org/

Google Scholars

O Google e o Google Acadêmico podem contribuir enormemente para aumentar o acesso e a visibilidade do seu conteúdo no mundo todo. Trabalham com editoras acadêmicas para indexar artigos revisados por especialistas, teses, pré-publicações, resumos e relatórios técnicos de todas as disciplinas de pesquisa e possibilitar a pesquisa desse material no Google e no Google Acadêmico. Várias versões de um trabalho são agrupadas para melhorar o seu desempenho. Em muitas áreas de pesquisa, versões de um trabalho podem ser veiculadas como pré-publicações e trabalhos apresentados em congressos, antes de serem publicadas como um artigo de revista. Assim como a publicação oficial, estas versões preliminares, muitas vezes, também são citadas. O número de citações de um trabalho é importante para determinar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa do Google Acadêmico. Agrupando as versões, coleta-se todas as citações de todas as versões de um trabalho. Na prática, isso melhora significativamente a posição de um artigo nos resultados de pesquisa.

O texto integral da editora, quando indexado, é a versão principal.

http://scholar.google.com.br/

Modelo de Publicação


A publicação Open Access se dá de alguns modelos. Os mais comuns são o verde (green route) e o dourado (golden route). Nós trabalhamos com o Acesso Aberto Dourado Híbrido, defendido pelo Relatório Finch como o melhor modelo para divulgação científica. Nele, o autor ou uma instituição de fomento à pesquisa custeia a publicação, possibilitando o acesso aberto para os leitores.

Conheça mais sobre os modelos Open Access nos links:

univerciencia.org open access - an Introduction

Onde conseguir financiamento

Clique nas instituições abaixo para conhecer o programa